top of page

Quanto dura uma ciclo?

Atualizado: 2 de dez. de 2022




"O compasso -na matemática-, é um instrumento de desenho que faz arcos de circunferências. É possível criar um circulo completo, marcar um segmento e ainda finalizar um círculo. Usarei ele metaforicamente aqui.


Na vida se fosse necessário identificar o que se parece com um compasso, eu diria que nossas versões, pois todo ciclo que iniciamos tem um começo, e um fim, e ainda que alguns fiquem parecidos com arcos, (como se estivessem incompletos), se nos empenharmos para finaliza-los e se acreditarmos que é preciso, conseguimos concluir o processo."


Na infância começamos ciclos e finalizamos ciclos, na adolescência, e na fase adulta acontece o mesmo. Diferente da nossa infância, na vida adulta não modificamos tanto a nossa fisionomia, então não vemos no reflexo do espelho a modificação dos ciclos.

Mas todos os dias estamos indo em direção a criação e ao fim, pois, tudo o que marca a nossa vida para ter um início, também está programado para ser marcado com um fim, esses são chamados de ciclos da vida como diria -Mufasa. Deixarei abaixo um exemplo lindo e metafórico do melhor filme da Disney:


O Ciclo da Vida No filme, o Ciclo da Vida é a forma oficial de viver no reino de Mufasa. Todos possuem um papel na cadeia alimentar, ou, metaforicamente, na vida. Hoje, somos os predadores. Amanhã, seremos adubo que alimentarão as plantas. É exatamente esse o exemplo que Mufasa dá para Simba, justificando o fato dos leões, mesmo sendo os reis da selva, terem que respeitar todos os animais que lá vivem, inclusive aqueles que são caçados por eles.


Essa reflexão de ciclos é interessante, o rei ensina ao filho que todos possuem os seus papeis no ciclo da vida e que todos são importantes.

Agora, tirando esse ensinamento para os ciclos em si, poderíamos considerar que assim como -todos possuem um papel- que também, os ciclos se dividem para possuirem um papel.


"O período da infância me ensinou o que nenhum outro poderia ter ensinado, meus períodos de luto me ensinaram tudo o que nenhum outro poderia ter ensinado, meus períodos de sucesso foram únicos, e os de fracasso não foram menos importantes. Todos os ciclos são únicos, e cada um ensina de modo singular, porém, em determinado momento observamos cada circunferência que se completou, e identificamos que podemos uni-las"


Já ouvi muito por aí "as coisas acabaram como deveriam" e isso não é exatamente correto. As coisas acontecem de acordo com nossas posições durantes nossas fases. Aprendemos com cada fase, mas se alguém recebe uma lição, faz a prova, erra a prova e desiste do curso ao invés de tentar mais uma vez, esse alguém das duas uma: ou identificou que aquele curso não tinha nada haver com ele, ou desistiu por medo do fracasso.


Se questionassem esse alguém por aí e ele dissesse " as coisas não acabaram como deveria" , ele imediatamente está jogando ao limbo a responsabilidade de sua escolha, e aquilo que deveria ser um círculo, virou um arco, e toda vez que o indivíduo se recorda que desistiu, ele mesmo se questiona se desistiu por medo ou se desistiu porque não era ali o seu lugar. Implico ainda em nota.


Nota: Quando estamos certos sobre algo, e antes de estarmos absolutos, nos permitimos pensar, podemos identificar quando um círculo foi finalizado, e quando um arco ficou no lugar.


"Algumas vezes emendamos alguns arcos incompletos em outros arcos incompletos, e isso não é nem certo e nem errado, dependendo do sentido que trás à você. Os círculos são completos, mas os arcos em sua incompletude podem nos fazer pensar sobre, e pensar sobre -ainda que somente pra si- é uma das maneiras mais maravilhosas de finalizar tudo o que aparentemente, ficou pela metade"


Todo início é acompanhado de um fim, ainda que não o vejamos ele existe.

Faz parte de tudo. O nosso desenvolvimento é marcados por ciclos, as nossas fases são ciclos, os nossos sucessos e os nossos fracassos, são ciclos.

Essa ideia de unir os ciclos que se fazem marcantes é como criar um colar de sabedoria, sempre que algo novo acontecer você pode pensar, e pensando você consegue lembrar se já aconteceu algo semelhante, podemos olhar o que aconteceu e identificar se o que está acontecendo é de fato um novo ciclo ou é um arco perdido que nos apresenta a oportunidade de encerramento de um processo que possa ter ficado em aberto.


Os ciclos que colocamos a sabedoria antes das mãos, se tornam parte dos novos tempos que virão pela frente. Criamos elos, e adaptamos o nosso -presente-passado-futuro- num equilíbrio.


"Quando comecei aquele dia, não tinha em mim sabedoria para agir corretamente, fiz um círculo falhado, não possuía habilidade alguma de segurar no compasso. Errei, acertei, aprendi e ensinei, hoje seguro no compasso com firmeza, mas não com certeza que estou pronta para qualquer coisa. Entendo que ainda sabendo muito sobre muito, não sei nada sobre tudo"


Permito que tudo me ensine alguma coisa, mas não me deixo disponível para a repetição de práticas que aprendi, porém, que não me agregam. Aprendi com a metáfora do compasso, que tudo pode ser criado, assim como tudo pode ser finalizado.


A decisão sobre todas as coisas é a firmeza que finalizamos os círculos ao qual pertencemos.

Encerre os seus arcos, se identificar que isso é necessário.

Entrelace os seus círculos, se identificar que isso te edifica.

Compreenda que todo início acompanha um fim, e isso não é cruel é real...


Nascemos, crescemos e morremos. A ordem é essa na teoria. Mas quando se trata de períodos nossos, a morte de algumas coisas são necessárias para a vida de outras, e o crescimento de algumas coisas só se fazem reais quando celebramos o nascimento de um novo momento.


Tudo é passageiro.

Me permiti, entrar na viagem e observar o céu

Fechei os olhos e identifiquei meus processos,

abri os olhos e até o céu estava diferente

Incrível é o que acontece com a gente

Tudo mesmo sendo tão igual, ainda é diferente

Aprendo, ensino e penso sobre...

Ainda não sei nada sobre o que imagino que sei

Só sei que nada sei

;como Sócrates disse uma vez



Por hoje, é isso aqui.

E se precisar ouvir...


- Andressa Fala Aqui"

Comentários


Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Andressa fala aqui. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page