Queria saber quem sou eu, e descobri que, não ser, é o que sou de fato. Quem você é, o que você tem?
- Andressa Melo
- 10 de nov. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2022
O eu, está sempre querendo se impor. O ego luta por espaço. Até mesmo na de desgraça o ego quer ser maior. Destacando sua dor como a mais dolorida e suas feridas como as únicas. Devemos lutar contra o ego todos os dias. Essa é a minha maior luta.

Queremos saber quem somos, e esse desejo insano por buscas de respostas se dê talvez por termos sido moldados desde que passamos a existir. Nos deram um nome. Mas além do nome, das qualidades e defeitos que ouvimos sobre nós, além do que nos descrevem, além do molde do mundo externo, quem somos?
Por muito tempo me fiz essa pergunta, e acredito que a melhor resposta veio da resposta sem resposta, ou seja, do silêncio que não me disse nada em palavras, mas que me mostrou o caminho para encontrar as melhores sugestões de possibilidades confortantes sobre o significado da existência. O Autoconhecimento responde muito.
Nos faz ouvir o que não iríamos ouvir de ninguém que nos conhece. Nem mesmo nossos pais podem nos conhecer tão bem quanto nós mesmos, quando decidimos nos autoconhecer. Aceitar o que se é, melhorar o que deseja, identificar limites e vencer desafios pessoais, é algo que só você pode se dar. E isso é ótimo.
Existe uma frase famosa de Descartes, que diz assim: "penso, logo existo". Essa frase me incomoda. Porque pensar apenas, é pouco para justificar a existência. Se penso, penso. E existir vai além do pensamento. O pensador que só pensa, e acredita que a existência significa reflexões sem ação, desperdiça pensamentos. Qualquer coisa existe, o que se faz com a existência é o que determina o significado dela. E o significado é tudo.
Se eu pudesse reescrever essa frase, ela ficaria assim:
"penso que penso, e meus pensamentos me fazem acre ditar que existo porque sou capaz de refletir sobre o que penso. Existo porque vivo o que penso. Dar vida as ideias significa que estou vivo, e isso irá eternizar minha existência"
...penso, logo existo pra contrariar ideias e expandir ideias. Penso e realizo. Pois, o significado da vida está no agir.
O que nós temos é algo muito bom de ser questionado. Ter é posse, e sobre o que podemos dizer que temos posse, se nada é nosso, e tudo nos é emprestado por um tempo determinado, e não fazemos ideia de quanto seja esse tempo. O que nós temos é a vida. E o que fazemos com essa vida influência muito no que temos. Depois de mudar alguns hábitos por exemplo, pude ter um pouco mais de saúde. Mas se houver uma decadência alimentar por exemplo e um sedentarismo ativo outra vez, o meu ter, de agora estará comprometido.
Ter- é passageiro. Ter é vento que se sente e depois não se pode mais sentir. Ter é agora. Mas o (ter) sempre escapa. De tudo o que tenho, sou o que não tenho e tudo o que é meu hoje. Amanhã pode não ser mais.
O que fazemos com o que temos é o que nos edifica ou nos destrói.
Temos um bom salário: o que fazemos com ele?
Temos uma boa família o que fazemos com ela?
Temos bons amigos, o que fazemos com eles?
Temos uma dor enorme, o que faremos com ela?
O que fazemos com o que temos diz muito mais do que o que temos. É a ação diante do que temos em posse no momento que determina se nossa posse permanecerá por mais um tempo ou se não devemos mais possuir por não saber administrar.
Faça boas coisas com o que tiver no momento. Seja bom, para ser melhor do que você. Se você se tem, o que você faz consigo mesmo para não se perder?
Eu disse que tudo é temporário, e isso é um fato. Mas lembre-se de cuidar do jardim sempre, ainda que as flores sejam temporárias. Enquanto viverem merecem cuidado e atenção. Tudo o que você tem por enquanto deve ser tratado como flores. Você é o seu jardim. E um dia colocarão flores sobre o jardim da sua existência. Mas hoje, você ainda cuida do jardim. A responsabilidade da vida que você tem é sua. Cuide bem e cultive coisas boas.O ego tentará te cegar e te deixar surdo. Tudo o que ele lhe disser que você precisa ter pra ser, ignore. Você é. E ainda que não encontre palavras para descrever quem você é, encontre-se com sua essência e sinta quem você é. O que alegra o seu coração, o que tranquiliza a sua alma. Quem te trás paz. O que você faria se não precisasse fazer o que faz para se sentir bem com a sua totalidade? O que você não sabe que é deseja se apresentar à você. Se encontre.
Escuta o que o silêncio diz. Cuide do seu jardim. Dê significado a sua existência além do pensar. Seja, sinta, viva!
Seja, sem deixar de ser o que você nasceu pra ser: Você em totalidade.
Por hoje é isso aqui. E se precisar ouvir...
- Andressa fala aqui
@afragmentada_





Comentários