Um amor pelo fracasso
- Andressa Melo
- 16 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de dez. de 2022
Olá leitores fragmentados, bom-dia!
Ontem o conteúdo do meu post no Instagram foi sobre fracassos, e esse artigo é a íntegra do tema abordado naquele breve vídeo.
“eu amo meus fracassos” foi o bordão que utilizei.
É muito fácil expor na rede apenas as coisas boas, dicas bacanas, falar como tudo está “blue”, mas eu, particularmente me amarro em ser real.

E isso foi um absurdo inteligente de ser exposto, pelo menos pelo ângulo do meu prisma.
Colecionamos fases ruins, lembranças, histórias tristes e a maioria das pessoas vive como vítimas de si mesmas, comparando nas mesas dos bares por aí quem sofre/sofreu mais e quem merece mais misericórdia de Deus.
E esse é um jeito retrógrado de ver a vida. Olhar para si mesmo com piedade e vitimismo faz com que a pessoa perca o (agora) com lamentações que não mudam nada. E isso sim, é digno de piedade. Essa estagnação cansada e metódica.
“Encarei os meus fracassos (que não foram poucos) como pontes para dentro do meu ser, como caminhos para o desenvolvimento pessoal, para minha evolução humana. A ponte quebrava várias vezes e ao invés de remendar e fingir que tudo estava bem, começava do zero e tentava de novo, e isso continuará comigo, porque enquanto eu estiver vivendo estou sujeita a fracassos, mas não condenada à eles”
Identifiquei em mim muito do que espelhava nos outros, como se eles fossem responsáveis por fatores externos que haviam me traumatizado. E tive com o autoconhecimento a oportunidade de agir.
“fui vítima por bastante tempo da minha história acreditando que repeti-la em versos aos outros iria causar algum tipo de transformação, mas só muda a casca quando se identifica onde começou as cicatrizes que levaram aos danos”
Todos os dias devemos buscar encontrar quem somos nós, nos ultrapassar, nos superar, nos conhecer, nos surpreender, aprender com nossas decepções e erros, nos responsabilizar pelo que é de nossa responsabilidade e conhecer a nossa melhor versão para viver o melhor da vida.
Porque a vida é boa caro leitor, ela é um presente desde o dia em que nossas mães descobriram que havíamos surgido ali dentro delas. E não importa o que nos aconteceu, daqui pra frente o que importa é o que fazemos com aquilo que nos fizeram (já lembra Sartre).
Faça a sua história todos os dias como folhas em branco, imagine que tudo o que já foi escrito nas folhas da sua vida foram escritos à lápis, e então você poderá reescrever tudo o que for necessário para encontrar a melhor versão da sua vida e se apaixonar por você e pela vida que você tem. Aprenda a viver apaixonado por quem você se tornou ou está caminhando para se tornar.
Que você consiga enxergar além dos seus fracassos e emergir como Fênix de suas dores.
Desejo também que você arranque dos pés as sandálias de vítimas e encare o caminho da auto responsabilidade pelo que fizer e saiba reagir com sabedoria ao que lhe foi feito.
Você consegue o que quiser. E consegue sim. Mas é muito importante que vá em busca do que quer, porque só querer não basta.
Por hoje é isso aqui e se precisar ouvir...
Andressa Fala Aqui





Comentários